15/01/2011

Estudos Marcias: Atemi Waza

Centros nervosos e pontos vitais



Utilidade de aprende-los-----Os centros nervosos e pontos de pressão são partes vulneráveis da anatomia humana. O golpe aplicado nessa área vulnerável do corpo é muito eficaz que um golpe disparado sem direção certa, que pode atingir o adversário com violência mas sem causar danos.Centro nervosos é o lugar no corpo onde há uma grande concentração de nervos que estão próximos da superfície e não contam com a proteção de ossos ou músculos, algumas partes do corpo são ao mesmo tempo centros nervosos e pontos de pressão.

Sabendo usar o atemi-waza corretamente, você poderá defender-se sem necessidade de machucar seriamente seu adversário. Lembre-se, você é responsável pelos seus atos, tanto no ponto de vista moral como no legal, o uso da brutalidade desnecessária é de sua responsabilidade e você pode responder se utilizar de força desnecessária, mas quando está em perigo de ser morto, então você tem o direito de usar qualquer recurso para preservar sua integridade física.



Pontos a serem atingidos. Frente acima da cintura.


1)Topo do nariz, um golpe moderado no topo do nariz pode ser bastante eficiente, por que se trata de um golpe doloroso e que sangra com facilidade, um nariz quebrado não é um ferimento sério, um nariz quebrado provoca dor violenta na área afetada e diminuirá a capacidade de luta do seu adversário.Golpes a serem aplicados, Uchi-oroshi.

2) Debaixo para cima atingindo o nariz, um golpe violento nessa região causa dores terríveis esse golpe tem o mesmo efeito do primeiro, quando aplicado com extrema violência, qualquer golpe na cabeça pode causar danos ao cérebro devido ao choque.

3) Olhos, um golpe moderado paralisa a visão do adversário temporariamente, um golpe violento pode levar a cegueira.

4) Mandíbula, golpe aplicado debaixo para cima, esse golpe deve ser aplicado na parte macia e evitando a parte ossuda, é um golpe doloroso, golpe pode ser aplicado com a mão fechada ou aberta, com os dedos em movimento para cima..

5)Traquéia, devesse evitar golpes nessa região, a menos que esteja em grave perigo, mesmo um golpe leve pode resultar em dores, engasgos, sufocação e vômitos. Um golpe moderado pode provocar inconsciência, um golpe violento pode levar a morte.

6) Atrás da clavícula, um golpe bem aplicado com os dedos que atinja os nervos atrás da clavícula Poe causar dor e imobilizar por um curto período de tempo, não golpeie a clavícula a não ser que seja com o cotovelo.

7) A garganta. Um golpe na garganta com as mão fechadas ou com os dedos é extremamente perigoso, deve ser usado como ultimo recurso, esse golpe aplicado com violência geralmente é fatal.

8) Lado esquerdo do peito, golpes violentos na região do coração devem ser evitados, golpes violentos nessa região podem causar danos fatais.

9) Plexo solar, um golpe aplicado no plexo solar horizontalmente atinge o estomago e os intestinos, embora provoque uma dor violenta, não é um golpe perigoso, um golpe aplicado no plexo dirigido para cima (upper) é mais sério, porque pode causar danos a órgãos vitais ( coração, fígado e pulmões)

10) Baixo ventre, um golpe pode atordoar o adversário, , chutes e socos violentos podem causar danos internos.

11) Virilha, um golpe violento na virilha pode ser fatal, mas é um local de difícil de se atingir.

12)Parte interna da coxa, é uma área extremamente sensível, chutes como o mawashi-gedan-geri são dolorosos, golpes violentos podem imobilizar a perna temporariamente.

13) Joelho, um chute reto no joelho, Fumikumi-gedan-geri, provoca dor aguda. Se os músculos da pernas estão tensos, um chute reto pode deslocar o joelho, um chute em um ângulo de 45 graus com o joelho é um golpe mais eficiente.Nesse ângulo, apenas 30 quilos de pressão podem deslocar o joelho.

14) Ossos da canela, é a parte desde o joelho até o peito do pé, é uma área desprotegida e sensível, golpes violentos podem imobilizar a perna.

15)Peito do pé, pisar com violência nessa área pode causar dor e incapacitar o oponente.

16)Base do crânio. Mesmo um golpe leve á base do crânio pode causar danos a medula.Este tipo de golpe deve ser evitado, a menos que sua vida esteja em perigo.

17) Os músculos das laterais do pescoço. Um golpe moderado provoca dor, um golpe com violência pode ser perigoso.Golpe a ser aplicado, yoko-uchi.

18)Sétima vértebra.Esta vértebra se destaca claramente na parte inferior do pescoço. Um golpe violento pode deslocar a vértebra e causar danos a medula.

19)Entre as omoplatas. Um golpe moderado pode tontear o adversário; um golpe violento pode afetar o coração, causando sérios danos e possivelmente a morte.

20) Abaixo dos omoplatas. Quando aplicado para cima, um golpe moderado pode causar uma dor considerável.

21)Braços. Cerca de 10 cm acima do cotovelo, no centro do braço. Um golpe moderado ou violento pode paralisar temporariamente a região do braço.

22)Rim. Um golpe horizontal na altura do rim ou pouco acima é extremamente doloroso, um golpe para cima na região do rim pode ser fatal. Golpes a ser utilizados; em pé aplique um mawashi-geri, em ne-waza (do-jime) a aplicação dos golpes devem ser desferidos com os calcanhares ( kakato-geri).

23) Parte superior da coxa (costas). Um chute nessa região causa dor e espasmos musculares.

24) Joelho. Atrás do joelho. Um chute atrás do joelho pode fazer seu adversário curvar-se , provocando dor e espasmos musculares.

25) Músculo da pernas, parte inferior de trás da perna, um chute nesse músculo causa dor e paralisia muscular.

26) Tendão de Aquiles. Um chute nessa área, logo acima do calcanhar, resulta em dor e paralisia do pé.

27) Tornozelo. Um golpe aplicado nessa área, no osso do tornozelo provoca dor violenta.

28) Axila, lado da frente. Um golpe moderado ou violento aplicado na direção horizontal ou para cima provoca dores intensas.

29) Cotovelo, lado da frente. Um golpe na frente do cotovelo provoca dor violenta, pode também dobrar o braço e desviar a direção de um golpe.

30) Pulso, parte da frente. Golpes nos tendões do pulso pode enfraquece a mão, incapacitando-a temporariamente.

31) Ponta do omoplata. Um golpe moderado é doloroso.Um golpe violento pode deslocar o omoplata.

32) Cotovelo, parte de trás. A junta do cotovelo. Um golpe leve pode paralisar o braço, um golpe violento pode deslocar a junta, principalmente se os músculos do braço estão tensos.

33) Antebraço. Um golpe leve a cerca de dois cm abaixo do cotovelo provoca dores intensas, um golpe moderado ou violento pode paralisar o braço.

34) Pulso, parte de trás. Um golpe leve ou moderado é doloroso. Um golpe violento pode fraturar o osso do pulso.

35) Moas, parte frontal. Um golpe leve é doloroso, um golpe violento pode fraturar o osso da mão.

36)Têmpora. Um golpe leve na têmpora pode tontear temporariamente, um golpe moderado pode torna-lo inconsciente, um golpe violento pode ser fatal. Para defender-se de um ataque sério, uma pessoa pode visar essa área facilmente. Localização, um pouco atrás do canto do olho.

37) Ouvido, abaixo do ouvido. Para atingir esse ponto sensível você deve apontar para o lóbulo da orelha, desferido para cima esse golpe causa dor intensa.

38) Pescoço, lateral do pescoço.Bem no meio do pescoço, entre a orelha e o ombro. Essa região constitui um excelente alvo, por vários motivos. A lateral do pescoço pode ser atacado pela frente, por trás e pelos lados. É uma região difícil de proteger com os braços. Devido a presença de nervos e artérias e veias importantes, é possível tornar um adversário inconsciente com um golpe de força moderada. Quando um adversário está bêbado ou drogado demais para reagir a dor, pode ser posto fora de combate com a interrupção do fluxo de sangue para o celebro através do shime-waza.

39) Músculos verticais do pescoço. Um golpe aplicado a esses músculos com a ponta dos dedos ( tsuki- ) provoca dor e pode provocar torcicolo.

40) Baço. Um golpe moderado pode provocar dor. Um golpe violento na região pode ser fatal .

41) Abaixo da última costela. Um golpe para cima (cage-tsuki) aplicado logo abaixo da última costela provoca dores violentas.

42) Lateral do joelho. Um chute na lateral do joelho pode deslocar a junta do joelho. Um chute atrás do joelho faz o adversário perder o equilíbrio e derruba-lo



PONTOS VULNERÁVEIS NA FRENTE DO CORPO HUMANO (Fig 2-1)

1. FRONTE:
EFEITOS: COMOÇÃO CEREBRAL - MORTE.
CAUSAS: EDEMA CEREBRAL.
2. TÊMPORA:
EFEITOS: HEMATOMA INTRACRANIANO - MORTE.
CAUSAS: HEMORRAGIA CEREBRAL.
3. ORELHAS:
EFEITOS: HEMORRAGIA INTERNA, CONCUSSÃO CEREBRAL OU
MORTE.
CAUSAS: EDEMA CEREBRAL, LESÃO VASCULAR INTERNA
INTRACRANIANA , LESÃO VASCULAR NO CONDUTO AUDITIVO OU RUPTURA
DE TÍMPANO.
4. OLHOS:
EFEITOS: CEGUEIRA.
CAUSAS: TRAUMA NO NERVO ÓPTICO.
5. NARIZ:
EFEITOS: DOR, CEGUEIRA TEMPORÁRIA OU MORTE.
CAUSAS: TRAUMA NO QUIASMA ÓPTICO.
6. LÁBIO SUPERIOR:
EFEITOS: DOR E DESMAIO.
CAUSAS: TRAUMA NO LÁBIO E RUPTURA.
7. MANDÍBULA:
EFEITOS: FRATURA DO PESCOÇO E DESMAIO.
CAUSAS: FRATURA DA COLUNA VERTEBRAL CERVICAL, OCASIONANDO
UMA COMPRESSÃO DA MEDULA OU BULBO E OCORRENDO UMA
PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA.
8. POMO-DE-ADÃO:
EFEITOS: NÁUSEA, ROMPIMENTO DA TRAQUÉIA OU MORTE.
CAUSAS: CARTILAGEM TIREÓIDE DA TRAQUÉIA LESIONADA, OCORRENDO
UM EFISEMA SUBCUTÂNEO.
9. BASE DA GARGANTA:
EFEITOS: LESÃO GRAVE E NÁUSEA.
CAUSAS: LESÃO DA TRAQUÉIA E GLÂNDULA TIREÓIDE.
10. CLAVÍCULA:
EFEITOS: FRATURA.
CAUSAS: TRAUMA ÓSSEO (NÃO CAUSA MORTE).
11. JUGULAR E CARÓTIDA:
EFEITOS: DESMAIO OU MORTE.
CAUSAS: INTERDIÇÃO MOMENTÂNEA DO FLUXO SANGÜÍNEO AO
CÉREBRO.
12. PLEXO BRAQUIAL (AXILA):
EFEITOS: PARALISIA TEMPORÁRIA.
CAUSAS: TRAUMATISMO NO PLEXO BRAQUIAL, ENERVANDO OS
MEMBROS SUPERIORES.
13. PLEXO SOLAR:
EFEITOS: DOR AGUDA OU MORTE.
CAUSAS: LESÃO NO PLEXO, OCASIONANDO UMA PARADA CARDÍACA.
14. ESTÔMAGO:
EFEITOS: LESÃO SÉRIA E DOR AGUDA.
CAUSAS: LESÃO DA VÍSCERA E LESÃO VASCULAR, OCASIONANDO
HEMORRAGIA INTERNA.
15. COSTELAS FLUTUANTES:
EFEITOS: DOR INTENSA OU MORTE POR LESÃO VISCERAL.
CAUSAS: FRATURA ÓSSEA.
16. FÍGADO:
EFEITOS: DOR INTENSA OU MORTE.
CAUSAS: RUPTURA DO FÍGADO COM HEMORRAGIA INTERNA.
17. TESTÍCULOS:
EFEITOS: DOR INTENSA.
CAUSAS: ORQUITE DA GLÂNDULA (INFLAMAÇÃO), DEVIDO AO
TRAUMA, PODENDO HAVER LESÃO NO CANAL ESPERMÁTICO.
18. DEDOS:
EFEITOS: FRATURA OU DOR.
CAUSAS: FRATURA DAS FALANGES.
19. ARTICULAÇÕES (PUNHO, COTOVELO, OMBRO, JOELHO, TORNOZELO)
EFEITOS: LUXAÇÃO OU DOR.
CAUSAS: LUXAÇÃO - PERDA DO CONTATO ENTRE AS SUPERFÍCIES
ARTICULARES.
20. PARTE ANTERIOR DA TÍBIA (ABAIXO DA PATELA)
EFEITOS: DOR INTENSA.
CAUSAS: FRATURA.
21. PEITO DO PÉ:
EFEITOS: FRATURA OU DOR.
CAUSAS: FRATURA DOS OSSOS PRÓPRIOS DO PÉ OU
METATARSIANOS.




PONTOS VULNERÁVEIS NAS COSTAS DO CORPO HUMANO (Fig 2-2)

1. BULBO:
EFEITOS: MORTE.
CAUSAS: LESÃO DO BULBO.
2. NUCA:
EFEITOS: MORTE.
CAUSAS: LESÃO DA MEDULA ALTA OU DE BULBO, OCASIONANDO
UMA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (QUANTO MAIS ALTA MAIS GRAVE).
3. COLUNA VERTEBRAL:
EFEITOS: MORTE OU PARALISIA.
CAUSAS: LESÃO MEDULAR - CHOQUE MEDULAR, CAUSANDO
UMA PARALISIA MOMENTÂNEA.
4. RIM:
EFEITOS: MORTE OU CHOQUE NERVOSO.
CAUSAS: MORTE POR LESÃO DO PEDÍCULO VASCULAR RENAL
(FÁCIL DESLOCAMENTO DOS VASOS SANGÜÍNEOS QUE IRRIGAM O ÓRGÃO),
PODENDO HAVER QUEDA DO RIM (PTOSE-INTERNA).
5. PLEXO LOMBO-SACRAL:
EFEITOS: DOR INTENSA, PARALISIA DE MEMBROS INFERIORES
TEMPORÁRIA OU DEFINITIVA.
CAUSAS: TRAUMA DIRETO, COM OU SEM FRATURA DE VÉRTEBRAS.
6. CÓCCIX:
EFEITOS: DOR INTENSA.
CAUSAS: FRATURA OU LUXAÇÃO.
7. NERVO CIÁTICO:
EFEITOS: PARALISIA TEMPORÁRIA DOS MEMBROS INFERIORES.
CAUSAS: TRAUMA DIRETO COM EDEMA DO NERVO.
8. PANTURRILHA:
EFEITOS: DOR INTENSA.
CAUSAS: TRAUMA DIRETO, POR LESÃO DOS MÚSCULOS GÊMEOS.
9. TENDÃO DE AQUILES:
EFEITOS: DOR INTENSA, COM IMPOSSIBILIDADE DE FICAR NA
PONTA DO PÉ QUANDO HÁ RUPTURA DO TENDÃO DE AQUILES (SÍNDROME
DA PEDRADA).
CAUSAS: TRAUMA DIRETO SOBRE O TENDÃO.
10. ARTICULAÇÕES (PUNHO, COTOVELO, OMBRO, JOELHO, TORNOZELO):
EFEITOS: LUXAÇÃO, FRATURA, DOR INTENSA OU PARALISIA DOS
MEMBROS.
CAUSAS: PERDA DO CONTATO ARTICULAR.



Texto retirado do site: http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...