Taia Dojô

Saudações!
Começo explicando o nome Taia Dojô.
A palavra "dojô" tem origem japonesa e podemos resumidamente traduzir por "lugar que ensina o Caminho", é um termo muito conhecido pelos artistas marciais, mas que abrange muito mais que somente um local de treinamento físico, como hoje temos as academias, mas também um local de aprimoramento mental e espiritual.
O nome "Taia" é uma homenagem ao monge zen Takuan Soho(1573-1645), também exímio poeta, caligrafo e pintor. Takuan Soho durante sua vida participou e influênciou muito a sociedade japonesa, relacionando-se desde do camponês até a camada mais influente dos samurais e nobres, instruindo até mesmo o Shogum e o Imperador.
Voltando ao nome Taia, Takuan endereçou provavelmente a Yagiu Munenori ou outro contemporâneo Ono Tadaaki, ambos grandes samurais e exímios mestres de espada,uma carta intitulada "Taiaki" ou Anais da Espada Taia. Takuan refere-se nesta carta que Taia é o nome de uma legendária espada chinesa ornada de jóias capaz de cortar qualquer tipo de material existente, nada no mundo se equiparando ao poder desta lâmina.
"Todos os homens estão equipados com a afiadissima espada Taia, e em cada um deles ela é perfeitamente completa. Aqueles para os quais isso é claro são temidos até pelos Maras". (Takuan Soho)
Domo Arigatô Gozaimashita!
_/\_
Gasshô

2 comentários:

  1. Estava leno este texto observano que a junção das palavras o significado de cada uma uni também duas Nações extremamente inteligentes e muito dedicado no que fazem e quereno chegar no maximo da perfeição

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...