7 de mai. de 2013

Tratando com Igualdade

Numa bela manhã, um aluno, muito devotado, praticava com seu mestre, tentando evoluir na antiga arte de manejar espadas. Apesar de sua sinceridade e esforço, estava obtendo poucos resultados.

Desanimado foi até o instrutor e desabafou:

“Mestre, apesar de dedicar todo meu tempo e colocar meu coração na prática eu pouco aprendo. Meu coração está cheio de tristeza”!

O renomado faixa preta, após ouvir serenamente o desabafo, calmamente respondeu:

“Você leva tudo muito a sério, precisa relaxar e não se esforçar tanto. Saia com seus amigos”!

Nisso, outro aluno chega atrasado, como de costume, bocejando e fazendo ruídos. O sensei lhe disse:

“Você não leva nada a sério, é um relaxado, precisa se esforçar mais e parar de sair com estes seus amigos”!

O jovem discípulo retrucou:

“Eu estou decepcionado, pensei que o senhor tratasse seus alunos da mesma forma. Tudo que o senhor acabou de dizer a ele é totalmente contrário do que disse para mim...”

Virando as costas, o sensei finalizou:

“Pra ficar igual eu trato diferente”!

...

Na sociedade, as pessoas devem ser tratadas com a mesma boa vontade, na família e nas escolas, com a mesma disposição de educar e servir. Isso é tratá-las de igual maneira, porém, as pessoas reagirão de diferentes formas a este tratamento de igualdade. A virtude sempre deve ser encorajada, entretanto, em diferentes pessoas a harmonia se estabelecerá por diferentes caminhos.


Postagem do Facebook de Budismo e Ensinamentos Orientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...