26 de mar. de 2012
"Dicas" de um mestre zen - Soyen Shaku
Soyen Shaku, um mestre Zen, disse um dia: «Os meus olhos são frios como cinzas mortas, mas meu coração arde como o fogo». Eis as regras que praticava em cada dia da sua vida:
De manhã, antes de se vestir, acenda incenso e medite.
Coma a intervalos regulares e deite-se a uma hora regular.
Coma sempre com moderação e nunca até ficar plenamente satisfeito.
Receba as suas visitas com a mesma atitude que tem quando está só.
E, quando está só, mantenha a mesma atitude que tem quando recebe visitas.
Preste atenção ao que diz e, o que quer que diga, pratique-o.
Quando uma oportunidade chegar, não a deixe passar,
mas pense sempre duas vezes antes de agir.
Não se deixe perturbar pelo passado. Olhe para o futuro.
A sua atitude deve ser a de um herói sem medo
mas o coração deve ser como o de uma criança, cheio de amor.
Ao retirar-se, ao fim do dia, durma como se tivesse entrado no seu último sono.
E, ao acordar, deixe a cama para trás,
instantaneamente,
como se tivesse deitado fora um par de sapatos velhos.
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excelente
ResponderExcluirMuito bom! Não sou "adepto" do Zen-Budismo mas tenho muito contato com o Taoismo, e percebi lendo as matérias aqui que ambos nos apontam o mesmo fim. Não há barreiras nesse sentido, é só uma questão de nomenclatura mesmo, o Caminho e a Verdade são imutáveis independente de nossas escolhas ou do trajeto que faremos.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e visita!
ExcluirQual a ligação entre o zen e o taoísmo?
Segue um trecho retirado do site http://www.daissen.org.br/hp/index.php?id=&s=perguntas ,
Qual a ligação entre o zen e o taoísmo?
Desde o início, os grandes tradutores de sutras chineses adotaram ideogramas taoístas para expressar os conceitos budistas, havia grandes similaridades. Vários temas caros ao zen foram acentuados no contato com o taoísmo, em particular a valorização da experiência intuitiva. Isto levou a algumas ilações que não são necessárias, porque o budismo do sul da Ásia que não teve esse contato é, em doutrina, extremamente semelhante. Ou seja a influência é em ênfase não em doutrina.
As respostas de Bodhidharma, e os textos a ele atribuídos, já mostram o mesmo Zen ou Chan que conhecemos hoje. Assim, atribuir à influência do taoísmo características do zen é assunto a ser relativizado, houve troca pelos aspectos culturais mas não alteração doutrinária que afastasse o zen das raízes do budismo do sul da Ásia.