6 de jan. de 2012

General e o Monge (Conto Zen)


Durante as guerras civis no Japão feudal, um exército invasor poderia facilmente dizimar uma cidade e tomar controle. Numa vila, todos fugiram apavorados ao correr a notícia de que um general famoso por sua fúria e crueldade estava se aproximando - todos exceto um mestre zen, que vivia afastado.

Quando chegou à vila, seus batedores disseram que ninguém mais estava lá, além do monge. O general foi então ao templo, curioso em saber quem era tal homem. Quando chegou, o monge não o recebeu com a normal submissão e terror com que ele estava acostumado a ser tratado por todos; isso levou o general à fúria.

"Seu tolo!!" ele gritou enquanto desembainhava a espada, "não percebe que você está diante de um homem que pode trucidá-lo num piscar de olhos?!?"

Mas o mestre permaneceu completamente tranquilo.

"E você é capaz de perceber," o mestre replicou calmamente, "que está diante de um homem que pode ser trucidado num piscar de olhos?"

Ao sofrer o impacto do significado destas palavras, a mente do general tornou-se esclarecida. Ele ajoelhou-se em frente ao mestre, depositou sua espada no chão e lhe fez profunda reverência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...