19 de jul. de 2011
Budismo: O Nobre Caminho Óctuplo
O CAMINHO ÓCTUPLO (sânsc. ashtanga-marga)
(Fragmentos de textos retirados do site http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=457)
É assim chamado por ser dividido em oito partes.
O nobre caminho óctuplo oferece um compreensivo guia prático para o desenvolvimento das qualidades e habilidades benéficas no coração humano, que devem ser cultivadas para levar o praticante à meta final, a liberdade e felicidade supremas do nirvana. (...)
Os 8 aspéctos são:
PRAJNA, a Sabedoria
1. Visão correta (sânsc. samyak-drishti): O conhecimento das quatro verdades nobres, da interdependência etc. constituem a visão correta da realidade.
2. Intenção correta (sânsc. samyak-samkalpa): é a atitude de renunciar às atitudes negativas e cultivar a bondade e a não-agressão.
SHILA, a Ética
3. Fala correta (sânsc. samyak-vach): não se deve mentir, difamar, falar rudemente ou tagarelar, mas falar sim de maneira honesta, harmoniosa, reconfortante e significativa.
4. Ação correta (sânsc. samyak-karmata): não matar, não roubar, não ter má conduta sexual, não tomar drogas ou tóxicos, etc.
5. Meio de vida correto (sânsc. samyak-ajiva): o meio de vida deve seguir os preceitos citados anteriormente.
SAMADHI, a Concentração
6. Esforço correto (sânsc. samyak-vyayama): não se deve viver de modo negativo ou repetir os erros da passado, mas sim desenvolver cada vez mais as atitudes positivas.
7. Atenção correta (sânsc. samyak-smiriti): é a contemplação do corpo, dos sentimentos, da mente, dos fenômenos.
8. Concentração correta (sânsc. samyak-samadhi): é a meditação praticada com o esforço correto e com a atenção correta.
É O Nobre Óctuplo Caminho, é o único aspecto que ocupa da prática. É uma disciplina gradual, uma instrução em palavras, atos e pensamentos que proporcionam uma autêntica sabedoria, que culmina na iluminação total.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário