29 de mar. de 2011

Frase do O-Sensei Morihei Ueshiba


"Um guerreiro é chamado de "samurai" porque ele ou ela segue o caminho da vida, e não porque maneja a espada com maestria para cortar e derrubar."
"Um verdadeiro guerreiro coloca um fim em todo o conflito e evita que as pessoas busquem nas armas a solução para as disputas. Essa é a missão de um guerreiro. Um guerreiro se esforça pra criar harmonia interna e externa, unidade e paz por todo o mundo. O guerreiro sabe que todos os seres humanos contém todo o universo dentro deles. Esse é o princípio supremo, razão que guia suas ações. Estabelecer a paz e a unidade da mente universal é o propósito do Aikido."



Livro: Ensinamentos Secretos do Aikido, Autor: Morihei Ueshiba, Editora: Cultrix

6 comentários:

  1. Engraçado que essa noção de guerreiro surgiu depois das guerras! Pois antes não existia Bushido, (não sei se escrevi certo!) e samurais nada mais eram do que guerreiros habilidosos para cortar e derrubar (que era o que se procurava na época!). Quando veio a paz é que surgiu esse conceito filosófico e (em minha opinião) romantizado do que é ser samurai.

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade! Mas acredito que todo mundo que passou por batalhas externas de antigamente, com milhares de mortes e sofrimento, acaba se conscientizando que esse caminho não é o ideal. Mas podemos ver figuras importantes com o mesmo pensamento acima como o fundador da escola Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, Iizasa Choisai Ienao (1387-1488?)Sensei, que sempre preconizou e ensinava que a forma ideal de vitória era aquela qeu poda ser obtida sem o combate e o uso de armas. E ele viveu numa época ainda de muitos combates.Muitas escolas antigas e tradicionais estavam muito ligados a templos Xintoistas e posteriormente o pensamento budista que falam muito da harmonia e da paz, seja interior como exterior.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, com certeza quem lutou em guerras passa a odiá-las (com exceção dos psicopatas!). Mas como já falei para você acho engraçado essas contradições e paradoxos samurais! hehhehehe

    ResponderExcluir
  4. olá felippe eu sou um admirador dos grandes mestres do passado,e essas frases são muito inteligentes!eu sempre amei as artes marciais desde criança tenho muitas espadas katanas em casa decidi praticar as artes marciais,como dizem os grandes mestres do passado,"artes marciais significam fortalecer por dentro e por fora".abraço fica com DEUS!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua visita ao Taia Dojô!! Abraço!!

      Excluir
  5. o samurai deve ser mestre de artes brutas e suaves se não ... não é um mestre. Deve ser possuidor de artes como a musica, deve conhecer todas as formas de artes marciais. Deve ignorar seus sonhos e servir aos que precisam dentro de seus clãs ou famílias.Deve cantar a melodia de dormir e proteger na guerra os seus. Hoje maior que a espada é a pólvora e é por isso que virou uma guarda sobre ensinamentos sagrados.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...