20 de fev. de 2011

Cercado por vários Inimigos

“Mesmo quando desafiado por um único inimigo, mantenha-se em guarda, pois você sempre estará cercado por um bando de inimigos”.

O doka (poema do caminho)acima, escrito com a finalidade de guiar a prática marcial, foi escrito pelo O-Sensei Morihei Ueshiba, fundador do Aikido.
Antigamente os treinos marciais e as suas artes eram desenvolvidas para diferentes situações de combate de vida e morte. Marcial vem de guerra - imagine-se nesta situação: não há regras,você está num ambiente descontrolado,e todo seu treinamento técnico, mental e físico está sendo colocado a prova;um erro significa a morte. Instinto e sentidos aguçados, voltados para preservar sua vida - Preservação: esta é a palavra que queria chegar.
Hoje me dedico ao Aikido, onde toda a movimentação corporal origina-se do Kenjutsu , o manejo da espada japonesa. As esquivas são primordiais e essenciais para uma boa execução da finalização da técnica. Quem pratica o Aikido sabe bem que na esquiva usamos o movimento do parceiro para desequilibrá-lo. Quando praticamos com o bokkuto (espada de madeira) ou mesmo estudando certos estilos de kenjutsu, ao bloquear um golpe do oponente, você não cruza as espadas recebendo toda a força do golpe. Se o fizesse estaria correndo sério risco de quebrar sua espada , ou causar muitos danos a ela. Também não é costume realizar o bloqueio com o fio da lâmina (sua região mais frágil), o que faria sua espada ficar denteada, perdendo sua eficiência no combate. Portanto o correto é defender com as costas da Lâmina (mune) resvalando o golpe, fazendo-o deslizar sobre a sua espada e para depois contra-atacar ou se posicionar novamente para uma nova investida. Colocando isso na prática desarmada, as esquivas nos preservam de um dano físico não recebendo toda a força do golpe.
Esquivar , atacar rapidamente ou controlar o oponente devem ser seus objetivos, mas sua mente não pode estar presa somente a este oponente: vários podem estar a espreita. Quando se fala numa situação de defesa pessoal não estamos falando de ringues de competições esportivas, com regras estabelecidas, nos quais você sabe que enfrentará um único oponente e mesmo se perder sairá vivo, geralmente.
Em uma situação real você primeiramente deve se preservar , a regra geral, manter –se a uma boa distância (maai) para agir conforme o necessário. Preservar seu corpo para atacar quando existe uma brecha, nunca é interessante prolongar um combate se agarrando com o inimigo, numa situação de rua menos ainda, pois estaremos vulneráveis a outros atacantes, e devemos estar atentos a tudo isso, para agir quantas vezes for preciso. Isso é Aikido. Isso é pensar marcialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...