19 de set. de 2010

História do Mugai ryu kenjutsu


Mugai Ryu

O fundador da Mugairyu, Tsuji Gettan Sukemochi nasceu em 1648 no que hoje é província de Shiga. Quando ele tinha 13 anos ele foi para Kyoto para estudar o estilo Yamaguchi de kenjutsu com Yamaguchi Bokushinsai.

Em 26 anos de idade ele foi certificado como um professor de Yamaguchiryu e com a permissão do governo Edo, ele abriu uma escola Yamaguchiryu em Kojimachi em Edo (Tóquio).
No entanto, ninguém queria estudar com um professor do campo desconhecido de espada e poucos estudantes vieram a aprender na sua escola.
Tsuji Gettan percebeu que exigiam um nível academico mais espiritual, e então ele passou a estudar a filosofia chinêsa e Zen sob orientação do monge Sekitan no Templo Kyukoji em Azabu.

Após monge Sekitan falecer, Gettan continuou a sua prática Zen com o segundo chefe sacerdote Shinshu, e na idade de 45 anos alcançou a iluminação. Após esse periodo de estudo do Zen, Tsuji Gettan Sukemochi fundou o Mugai ryu em 1693. O ryu mantém tanto iaijutsu e kenjutsu no seu currículo, e tem uma forte ligação com o Zen, devido à crença de Gettan que a espada e o Zen são o mesmo caminho para alcançar a Verdade. O nome "mugai" foi tirado de um poema zen chinês:


一 法 実 无 外

乾坤 得 一 贞
吸 毛 方 纳 密
动 着 则 光 精

"Ippo jitsu mugai
Kenkon ichijoo e
Suimo masani mitsuni osamu
Dochaku sureba hikari kiyoshi"


“Não existe nada além do único e verdadeiro caminho
O céu e a Terra se beneficiam desta Virtude unica
A pena esvoaçante sabe este segredo
Estar seguro durante a confusão é estar iluminado e puro"


Devido aos 20 anos de dedicação espiritual, Gettan não era conhecida apenas como um mestre da espada, mas também como filósofo erudito e estudioso. Seus escritos Mugai Shinden Kempo ketsu 无 外 真 伝 剣 诀 é reconhecido como um livro magnífico e único na literatura das artes marciais do Japão pela sua profundidade, com um estilo fluente e composição elegante.

No Templo Kyukoji estava em frequente contato com muitos senhores poderosos da época, incluindo o Senhor Ogasawara Sado, Sakai Kageyu Tadataka, líder do clã Umayabashi, e o líder do clã Tosa, Yamanouchi Toyomasa.

No ano de 1695 a casa de Gettan foi destruída pelo fogo, o número exato de seus discípulos é desconhecido, mas sabe-se que nos 14 anos até 1710 os seus alunos incluiram 32 famílias dos grandes senhores, 156 discípulos de alto escalão, e 930 outros estudantes.

Quando Gettan estava com 61 anos, por intermédio do Senhor Sakai foi agendado uma apresentação à frente do quinto shogun Tsunakichi, mas infelizmente Shogun Tsunakichi faleceu antes Gettan ter uma audiência com ele. No entanto, para um instrutor de espada ser convidado para ter uma audiência com o shogun naquela época era um feito incrível.

Como um mestre da espada e discípulo de Zen, Gettan sentiu que a espada e o Zen eram inseparáveis, como explicou em sua obra seminal sobre o verdadeiro significado de Mugairyu. Qualquer um que queria aprender Mugairyu tinha que primeiro se tornar um aluno proficiente de Zen antes que Gettan ensinar-lhe o kenjutsu.

E em 1728, com a idade de 79, no mesmo dia do mesmo mês que o monge zen Sekitan faleceu, Gettan passou tranquilamente em outro mundo em meditação profunda, com seu rosário na mão esquerda e sua hossu em sua direita.

2 comentários:

  1. Essa postagem foi para o Max, que fez um comentário querendo saber sobre a história do estilo Mugai.
    Uma curiosidade e dica, esse estilo é mencionado no filme "Depois da Chuva" ou "Ame Agaru" em japonês, ótimo filme de samurai.

    Luz e Paz!
    Gasshô

    ResponderExcluir
  2. Muito grato Sabanai!

    Muito a história.

    Vc sabe se existem os de Gettan em português? Seja livro ou na net mesmo.

    Assistirei "Depois da Chuva" novamente prestando mais atenção nisso. rs

    Abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...