12 de ago. de 2010

Zazen

"As pessoas ignoram a Jóia preciosa (Mani).
Mas todos a possuem,
profundamente escondida
Este tesouro do Tathagata)
na consciência Alaya."


Mani-Ju significa jóia, pedra preciosa. Simboliza a natureza de Buda, o maior tesouro.
Todos possuem a natureza do Buda, a essência do Buda, mas ignoram-na. As pessoas chamam de Deus, de Buda, de o Absoluto..., mas ela está nelas. Assim sendo, encontrando-a no fundo de si mesmo, cada um pode se tornar-se Deus ou Buda.
nas células...ela existe durante o zazen (meditação sentada). O que é que age durante o zazen? Não o cérebro, ou o coração, ou o umbigo, ou as mão, ou os pés. Mas tudo isso junto.
Falar do fogo ou nomear o fogo não produz o fogo. Mas temos fósforos, podemos fazer o fogo. Assim, pela prática podemos realizar.
Donde a importância do zazen: esfregando-se longamente dois pedaços de madeira pode-se produzir o fogo.
Nós temos a natureza de Buda, mas temos que encontrar e de seguir a órdem cósmica. a vida cósmica.
A relação entre o cosmo e a natureza de Buda é a mesma que a que une o cosmo e o ego. Essas duas relações são friccionadas uma contra a outra através do zazen, e o fogo brilhará no dojô. Os particantes se atiçam reciprocamente. Eles se influenciam para criar uam atmosfera poderosa. Não é o nome, mas a sua qualidade que age. Os homens ignoram a jóia que se encontra em sua consciência Alaya. A consciência Alaya reflete a vida cósmica. Pela prática do zazen, eles podem descobri-la.

Livro: Shodoka, Autor: Yoka Daishi
(tradução e comentários do Mestre Taisen Deshimaru Roshi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...