17 de ago. de 2010

Os Cinco Espíritos de Budo

Os Cinco Espíritos de Budo (Dan Penrod)


Shoshin: (初 心) Mente de principiante
Zanshin: (残 心) Mente em alerta contínuo
Mushin: (无心) Mente Vazia, estado de não-mente
Fudoshin: (不 动心) Mente Inabalável
Senshin: (先 心) Espírito Purificado; atitude iluminada

Existem 5 mentes fundamentais ou espíritos do budo: Shoshin, Zanshin, Mushin, Fudoshin e Senshin. Estes conceitos são antigos e atualmente são ignorados no dojos de aikido. O budoka que treina constantemente para compreender as lições destes 5 espíritos em seu coração amadurecerá para se tornar um artista marcial e um ser humano forte e competente. O aluno que não treina contantemente para conhecer e abraçar estes espíritos vai sentir muito na sua formação.

Shoshin

O estado de shoshin é de uma mente de iniciantes ou principiante. É um estado de consciência que sempre permanece completamente consciente, atento e preparado para ver coisas pela primeira vez. A atitude de shoshin é essencial para um aprendizado contínuo. O-Sensei uma vez disse: "Não esperem de mim para ensiná-lo. Você deve roubar as técnicas de si mesmos. "O aluno deve desempenhar um papel ativo em todas as classes, vendo com uma mente shoshin, a fim de roubar o ensinamentos de cada dia.

Zanshin

O espírito de Zanshin é o estado de atenção continua ou do espírito alerta que permanece mesmo após determinada ação, prontamente para agir. É freqüentemente descrito como um contínuo e elevado estado de consciência mental e antenção. No entanto, zanshin verdade é um estado de foco ou concentração antes, durante e após a execução de uma técnica, onde uma ligação ou conexão entre o uke e o nage é mantida.
Zanshin é o estado de espírito que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas para um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo todo um contexto, um espaço, um tempo, um evento.

Mushin

O manual ASU (Aikido School of Ueshiba), define mushin como: "Nenhuma mente, uma mente sem ego. A mente como um espelho que reflete e não julga. "O termo original era" mushin no shin ", que significa" mente da não mente. "É um estado de espírito, sem medo, raiva ou ansiedade. Mushin é frequentemente descrito pela frase, mizu "no kokoro", que significa "mente como água". A frase é uma metáfora que descreve o lago que reflete claramente quando sua água esta calma, mas cujas imagens são obscurecidas quando uma pedra cair em suas águas.

Fudoshin

Uma mente e um espírito imóvel e inabalável é o estado de fudoshin. É a coragem e a estabilidade demonstradas mentalmente e fisicamente. Em vez de indicar rígida, inflexibilidade, fudoshin descreve uma condição que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas. É capaz de receber um ataque forte e manter a compostura e equilíbrio. Recebe e devolve com leveza, direcionandos para a terra, e reflete a agressão de volta para a fonte.

Senshin

Senshin é um espírito que transcende os quatro primeiros estados de espírito. É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de compaixão que abraça e serve a toda a humanidade e cuja função é a de conciliar a discórdia no mundo. Possui toda a vida para ser sagrado. É a mente de Buda e da percepção de O-Sensei da função do aikido. É essencialmente equivalente para se tornar iluminado e pode ultrapassar o âmbito da formação aikido diariamente. No entanto, os primeiros quatro espíritos são provavelmente atingíveis para qualquer aluno sério através da conscientização e treinamento duro. Abraçar estes estados da mente pode premiar o estudante de inúmeras maneiras.

Shoshin pode libertar um estudante de um platô frustrante da aprendizagem, dando-lhe a visão para ver o que ele não poderia ver antes. Zanshin pode aumentar a sua consciência total reforço da formação randori e estilo livre. Mushin pode liberar a ansiedade do aluno sob pressão, permitindo um melhor desempenho quando testado. Fudoshin, pode dar um suporte e a confiança necessária em face a esmagadores ataques físicos. O aikidoka sério deve encontrar formas de incorporar esses espíritos budo em seu treinamento diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...