2 de ago. de 2010
(1) Taia Dojô?
Saudações!
Começo explicando o nome Taia Dojô.
A palavra "dojô" tem origem japonesa e podemos resumidamente traduzir por "lugar que ensina o Caminho", é um termo muito conhecido pelos artistas marciais, mas que abrange muito mais que somente um local de treinamento físico, como hoje temos as academias, mas também um local de aprimoramento mental e espiritual.
O nome "Taia" é uma homenagem ao monge zen Takuan Soho(1573-1645), também exímio poeta, caligrafo e pintor. Takuan Soho durante sua vida participou e influênciou muito a sociedade japonesa, relacionando-se desde do camponês até a camada mais influente dos samurais e nobres, instruindo até mesmo o Shogum e o Imperador.
Voltando ao nome Taia, Takuan endereçou provavelmente a Yagiu Munenori ou outro contemporâneo Ono Tadaaki, ambos grandes samurais e exímios mestres de espada,uma carta intitulada "Taiaki" ou Anais da Espada Taia. Takuan refere-se nesta carta que Taia é o nome de uma legendária espada chinesa ornada de jóias capaz de cortar qualquer tipo de material existente, nada no mundo se equiparando ao poder desta lâmina.
"Todos os homens estão equipados com a afiadissima espada Taia, e em cada um deles ela é perfeitamente completa. Aqueles para os quais isso é claro são temidos até pelos Maras". (Takuan Soho)
Termino aqui desejando para que a luz interior existente em cada um de nós aflore a cada dia.
Domo Arigatô Gozaimashita!
_/\_
Gasshô
Marcadores:
artes marciais,
Budo,
dojô,
espada taia,
Taia,
Taia Dojô,
taiaki,
Takuan Soho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caminhar por uma estrada que contenha vários elementos, tais como árvores, plantas, fauna, horizonte, e até pedras, é caminhar com conteúdo, com alimento.
ResponderExcluirEssa postagem é como alimento para o caminho, conteúdo para a arte.
A espada perfeitamente completa é aquela que, como o dojô, está acompanhada daqueles elementos!
Parabéns Sabanai!
Sua postagem é como alimento para a alma marcial!
Grande Abraço!
Parabéns!
Belas palavras para sempre!
ResponderExcluirEu gosto muito de ler os seus textos. Parabéns!
ResponderExcluir