28 de abr. de 2015
Haruo Matsuoka Sensei (5° Dan Aikikai)
24 de abr. de 2015
Aikido X Disputas
O mestre de Aikido exigia treinamentos intensivos, mas jamais liberava seus alunos para competições com outras academias de artes marciais. Todos reclamavam entre si, mas ninguém tinha coragem de comentar o assunto em aula.
Até que, certa tarde, um dos rapazes ousou perguntar:
“Temos nos dedicado com todo o nosso coração ao estudo de Aikido. Entretanto, jamais saberemos se somos bons ou maus lutadores, porque não podemos enfrentar ninguém de fora”.
“Que vocês jamais precisem saber”, respondeu o mestre. “O homem que deseja brigar, perde sua ligação com o universo. Nós estamos aqui estudando a arte de resolver os conflitos, e não de iniciá-los”.
23 de abr. de 2015
20 de abr. de 2015
Destruir o jogo do ego
"O primeiro ponto em destruir o jogo do ego é a rigorosa disciplina de sentar-se na prática da meditação. Nenhuma especulação intelectual, sem filosofar. Basta sentar-se e fazê-la."
Chogyam Trungpa
*Frase retirada do Facebook de Budismo Engajado
14 de abr. de 2015
O pensamento é a base de tudo! ( Ven. Thich Nhat Hanh)
"O pensamento é a base de tudo. É importante ficar de olhos abertos para cada um de nossos pensamentos. Sem a compreensão correta de uma situação ou de uma pessoa, nossos pensamentos podem desvirtuar-se e criar confusão, desespero, raiva ou ódio.
A nossa tarefa mais importante é desenvolver uma visão correta. Se observarmos profundamente a natureza da interexistência, de que todas as coisas "intersão", vamos parar de acusar, discutir e matar, e nos tornaremos amigos de todos.
Para praticar a não-violência devemos em primeiro lugar aprender modos de lidar pacificamente conosco mesmos. Se criarmos uma harmonia verdadeira dentro de nós mesmos, saberemos como lidar com a família, os amigos e os companheiros."
Ven. Thich Nhat Hanh
Marcadores:
Buda,
budismo,
pensamento,
Thich Nhat Hanh,
zen
9 de abr. de 2015
Aikido: Daniel Toutain Sensei
Aikido - Disciplina é liberdade
O Aikido é disciplina e pode ser uma ferramenta para nos treinar adequadamente para estarmos à altura dos deveres que nos sejam impostos ou que nós mesmos nos imponhamos.
O Dojo é uma Escola, mas pode ser encarado como um laboratório onde suas experiências irão fazer você aprender muito sobre você mesmo. A dinâmica dos estudos do Aikido necessita de disciplina, regularidade e determinação, mas principalmente precisa de alguém que se dispõe a assumir esta postura com entusiasmo e não por obrigação. Todo treinamento sério é difícil, mas seus resultados nos trazem uma sensação de recompensa indescritível. O artista, o cientista e o atleta bem treinado comemoram seus desempenhos e obras, embora saibam que devem continuar dependendo cuidados e concentração em cada detalhe do seu trabalho. Se a necessidade de disciplina pode ser obedecida por qualquer tipo de profissional, é muito mais urgente e necessária para o praticante de Aikido. O aikidoka não deve se esforçar apenas para adquirir a técnica, mas também ser capaz de interiorizar a disciplina que o levou a adquirir este conhecimento. Este objetivo se posiciona acima da simples capacidade de aprender a defesa pessoal ou de conquistar graduações. Todos nós precisamos de uma visão clara, uma definição cristalina de objetivos, mas principalmente a constância para poder alcança-los. A pratica do Aikido pode ser encarado como um exercício que complementa e fortalece a sua disciplina, onde você identifica prioridades e reforça o conceito de que você é dono do seu tempo e o arquiteto da sua rotina.
Postagem retirada do Facebook de Aikipro
8 de abr. de 2015
5 de abr. de 2015
Aikido: Yoko Okamoto Sensei
AikidonomichiWien, Domo Arigatô Gozaimashita!
Marcadores:
Aikido,
Arte marcial,
Budo,
Yoko Okamoto Sensei
3 de abr. de 2015
Estudos Marciais: Shuai Jiao
Assinar:
Postagens (Atom)