28 de set. de 2011

A espada Taia (Takuan Soho)

"Todos os homens estão equipados com a afiadissima espada Taia, e em cada um deles ela é perfeitamente completa. Aqueles para os quais isso é claro são temidos até pelos Maras". (Takuan Soho)

27 de set. de 2011

Sangen (Círculo, Triângulo e Quadrado)




"A única maneira que encontro para explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado" - Morihei Ueshiba


O triângulo representa a geração de energia e a iniciativa; é a postura física mais estável. 

O círculo simboliza a unificação, serenidade e perfeição; ele é a fonte de técnicas ilimitadas. 

O quadrado retrata a forma e a solidez, a base do controle aplicado.

Pode-se interpretar o sangen em muitos níveis, mas a explicação que mais toca os estudantes de Aikido é a integração do céu (círculo), da humanidade(triângulo) e da terra (quadrado).



Retirado do Livro: Os Segredos do Aikido, autor: John Stevens, Editora Pensamento

20 de set. de 2011

Sangen

"Com-centração"


Seria bom que cada um de nós próprios nos indagassemos como está a sua luta interior frente a tantas mortes cotidianas, ou frente as escolhas da vida. As respostas seriam variadas e interessantes: com medo, com ansiedade, com alegria ou tristeza, com prazer ou sem prazer, com coragem ou não, e outras tantas "pistas" sumamente importantes. A mente sobrecarregada pela autocobrança de bons resultados. Viver tudo isso com uma dose sem fim de amor, permite dedicação e dá plenitude de vida que se expressa o tempo todo no aqui e no agora, tão somente e nada mais, tudo incrivelmente simples. Procurar o nosso equilíbrio, a nossa segurança pessoal, é o mesmo que procurar o nosso eixo, o nosso centro, a nascente da nossa energia e do fluxo contínuo, ou seja o Dô.


Trecho do livro "Caminho do Guerreiro" da autora: Vera Lucia Sugai

19 de set. de 2011

Quatro Qualidades presentes em um bom treinamento!

A Qualidade do Diamante é a resistência, a precisão, a estabilidade. Os principiantes devem ser basear principalmente nas técnicas do diamante para formar uma base sólida. (Adamas, a palavra grega para diamante, também significa "invencível".)

A Qualidade do Salgueiro è ser mais flexível , o princípio que está no âmago do judô.

A Qualidade do Fluir é dinâmica e mais livre de forma do que as duas primeiras, como a água que flui suavemente por entre as pedras no córrego de um vale.

A Qualidade do Ki é ser "vazio", um poder tão sutil e aprimorado (no nível mais elevado)que quase não é necessário tocar o parceiro.
É interessante aplicar as quatro qualidades na mesma técnica.

Em japonês, Shugyo é percorrer o Caminho durante toda uma vida. Morihei ensinava: "No seu treinamento, não se apresse, pois é necessário um mínimo de dez anos para dominar os elementos básicos e avançar ao primeiro grau. Nunca se considere um mestre perfeito que sabe tudo; você precisa continuar treinando diariamente com seus amigos e alunos, avançando juntos no Caminho da Harmonia."


Retirado do livro: Os Segredos do Aikido, Autor: John Stevens, Editora Pensamento.

18 de set. de 2011

Mente simples (Charlotte Joko Beck)

A única mente que pode enxergar a vida de maneira transformada é a simples. O dicionário define simples como "tendo ou sendo composto por apenas uma parte". A percepção consciente pode absorver uma multiplicidade de coisas, da mesma forma como o olho consegue captar muitos detalhes ao mesmo tempo. Mas em si mesma a percepção consciente é uma coisa só. Ela permanece inalterada, sem acréscimos ou modificações. A percepção consciente é completamente simples; não temos de acrescentar nada, nem de modificá-la. É despretensiosa e isenta de arrogância. Não pode evitar de ser assim, a percepção consciente não é uma coisa, para ser afetada por isto ou aquilo. Quando vivemos a partir da pura percepção consciente, não somos afetados por nosso passado, nem pelo presente, nem pelo futuro. Uma vez que a percepção consciente nada tem que possa servir-lhe de fingimento, é humilde. É modesta. Simples.



Extraído do livro "Nada Especial" de Charlotte Joko Beck

15 de set. de 2011

Somos aquilo que sentimos e percebemos

Somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estamos zangados, somos a raiva. Se estamos apaixonados, somos o amor. Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha. Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão. Enquanto sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica.


Do livro: O sol meu coração, de Thich Nhat Hanh

5 de set. de 2011

Frase


"O que temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros". (Péricles)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...